O Trade Marketing é composto por 4 pilares: sortimento, preço, promoção e visibilidade. O Trade é a área que, a partir do olhar e acompanhamento desses quatro elementos, coleta informações que serão usadas para conectar o trabalho do marketing e do departamento de vendas, o comercial.
De onde vêm essas informações? Do relacionamento diário com os clientes, dos promotores que estão atuando no campo, dos comentários de clientes finais no SAC. As fontes podem ser as mais variadas.
Na prática, é papel do Trade passar para o marketing e para comercial o que acontece no PDV, sugerindo mudanças e melhorias, apontando problemas e pontos de observação. Por exemplo, se um produto tem mais saída entre um tipo de público do que outro. Por que isso acontece? Por quais mudanças ele teria que passar para atender outros públicos? Talvez uma embalagem diferente ou outro tipo de apresentação. Talvez outro preço.
O marketing é quem normalmente cria novos produtos, mas o Trade está envolvido no processo de venda desse produto, muitas vezes tendo que convencer o cliente a comprá-lo, e pode ajudar nessa criação com insights.
O Trade Marketing, tem condições de saber qual o sortimento é o correto para cada ponto de venda, como o público reage aos produtos e como o preço impacta o consumidor, além de ter uma noção ampla sobre como promover cada item no PDV.
O Trade Marketing é o elo entre os departamentos. O elo mais informado e atento ao que acontece no dia a dia do ponto de venda.